02 novembro 2005

Fail Safe

Fail Safe (Código de Ataque, no Brasil), dirigido por Stephen Frears (de Alta Fidelidade) e produzido por George Clooney, tem uma peculiaridade: ele foi encenado e transmitido ao vivo na televisão americana no dia 9 de abril de 2000. Foram usados 22 sets, em dois estúdios diferentes da Warner Bros. Além de ser uma proeza técnica, de produção e do elenco, é um belo filme. É baseado no livro de Eugene Burdick e Harvey Wheeler e já teve uma versão em 1964 (com o título nacional de Limite de Segurança), dirigida por Sidney Lumet com Henry Fonda e Walter Matthau.

No auge da Guerra Fria, um bombardeio americano recebe, por acidente, a ordem de atacar Moscou. A partir daí acompanhamos, em tempo real, o esforço das duas nações para que o erro seja corrigido. E é curioso ver os dois países fazendo de tudo para que uma guerra não acontecesse, porém sempre com a desconfiança que tudo pode ser uma jogada do lado inimigo. A conclusão do filme nos mostra até onde eles foram para evitar isso.

O filme funciona extremamente bem e em poucos minutos eu esqueci completamente que estava assistindo a uma encenação ao vivo e entrei pra dentro da tela, acompanhando de perto aqueles acontecimentos. Com um crescente clima de tensão e com ótimas atuações de praticamente todo o elenco (destaque para Richard Dreyfuss como o presidente e Noah Wyle como seu tradutor Buck), Fail Safe é uma obra que deve ser conferida.

Fica a sugestão.

COMPRE AQUI A VERSÃO IMPORTADA DO DVD
COMPRE AQUI A VERSÃO DE 1964 (Limite de Segurança)