Fundo de Apoio à Cultura
Quem trabalha ou deseja trabalhar com cultura, sabe/saibam que não é fácil. Tudo custa dinheiro, dinheiro ninguém tem e quem tem não quer dar.
Então pra quem mora no RS, vale a leitura abaixo.
É isso aí! Cada um fazendo sua parte, senão ninguém sai da merda.
Então pra quem mora no RS, vale a leitura abaixo.
Tchê, estamos em uma grande mobilização para que o FINANCIAMENTO à Cultura em nosso estado dê um passo larguíssimo, que é a REAL implementação do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), que virá para viabilizar financeiramente boa parte dos projetos do nosso estado (aqueles de menor valor e que sofrem para captar via LIC).
E estamos bem próximos de alcançar isso. Então, leia abaixo, responda com a sua adesão para aptcrs@yahoo.com.br e compareça segunda no Santander.
Abraços, Gustavo Spolidoro
Prezados Realizadores Culturais e Simpatizantes:
Foi encaminhada na quinta-feira, 20 de outubro de 2005, pela APTC/RS (Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS) e pelo SIAV/RS (Sindicato da Indústria Audiovisual do RS), na Assembléia Legislativa, uma Emenda Popular ao Orçamento do Estado para 2006 alocando R$ 950mil para o FAC - Fundo de Apoio à Cultura.
O FAC foi criado pela lei 11.706 de dezembro de 2001 e regulamentada pelo decreto 41.550 de abril de 2002, mas nunca entrou em funcionamento.
Estamos começando uma batalha para que ele seja implementado a partir do próximo ano e que sirva de alternativa para os produtores culturais com projetos que não se enquadram no perfil da LIC.
O fundo terá recursos orçamentários do Estado e deverá beneficiar projetos selecionados pelo Conselho Estadual de Cultura que não tenham a visibilidade comercial capaz de atrair patrocinadores via leis de incentivo.
Esse valor de R$ 950 mil ainda é bastante baixo, considerando o universo de projetos de todo o Estado que não tem conseguido encontrar na LIC sua fonte de financiamento.
Entendemos, no entanto, que esse será um primeiro passo para que avancemos na implantação de um fundo que possa beneficiar projetos pelo seu mérito artístico-cultural e não só pelo interesse de patrocinadores.
Para que essa emenda popular avance, precisamos do respaldo das entidades do meio cultural e dos realizadores interessados no assunto. Precisamos que a sociedade se mobilize, apóie a idéia e nos ajude a convencer os deputados da importância da aprovação da emenda.
Nesse sentido, estamos organizando:
1. um documento assinado por todas as entidades, artistas e produtores culturais em favor da emenda;
2. uma reunião para organização da mobilização - agendada para a próxima segunda-feira (dia 31/10/2005) no Restaurante Moeda do Santander Cultural (que não estará funcionando, mas abrirá suas portas especialmente para receber nossa reunião), às 19h;
3. o boca-a-boca para que consigamos a maior divulgação possível da idéia.
Vamos concentrar as manifestações de apoio à emenda no endereço aptcrs@yahoo.com.br. Mande a sua como pessoa física (é interessante incluir uma informação sintética de sua atuação, p. ex. fulano de tal - cenógrafo, sicrano - jornalista, beltrano - escritor) e de sua entidade desde já para ser incluída no documento.
Contamos com o apoio de todos!
Repasse essa mensagem, mande sua manifestação de apoio, compareça na reunião de mobilização no dia 31.
Podemos estar mudando os rumos do financiamento público de projetos no Estado e servindo de modelo ao País!
Abraços,
Marta Machado APTC/RS - Presidente
Beto Rodrigues SIAV/RS - Presidente
É isso aí! Cada um fazendo sua parte, senão ninguém sai da merda.
0 Comentários
Postar um comentário
<< Home