16 setembro 2005

Como executivos podem destruir o cinema comercial [Parte 2]

Continuando o texto do roteirista e ator Drew McWeeny, do site AintItCoolNews?.


por Moriarty (Drew McWeeny)
CARTA ABERTA A TOM ROTHMAN E ACIONISTAS DA FOX
PARTE 2 (ler parte 1)

O negócio sobre X-MEN é o seguinte: ela pode ser uma das mais flexíveis e duráveis franquias cinematográficas já vistas. Pela própria natureza dos X-MEN, você pode revezar o elenco da série sem quebrar a continuidade. Isso já é mais vantajoso do ponto de vista criativo e financeiro do que a série de James Bond foi. Por que, então, você deixaria um rancor pessoal levar a decisões que vão não só matar a galinha dos ovos de ouro, mas também estuprá-la e comê-la?

E não se engane... a pressa para colocar o novo filme nas telas no Memorial Day em 2006 é para ganhar de Bryan Singer
[atualmente rodando Superman Returns para a Warner]. A história de ressentimentos do rompimento de Singer/Fox é rica o bastante para escrever um livro inteiro, especialmente se levar à destruição da franquia. Isso ainda pode se tornar uma das grandes demonstrações de orgulho e arrogância dos executivos de Hollywood. Você quer saber por que perdeu Bryan Singer para a Warner Bros. e para SUPERMAN? Porque você levou mais de um ano para negociar seu contrato de direção de X-MEN 3. Essa deve ter sido uma das decisões mais "sem-cérebro" [do original, inglês, "no-brainer", algo tão simples/fácil que não precisa ser pensado] que você poderia ter feito, mas talvez seja necessário um cérebro para tomar uma decisão "sem-cérebro".

Você o enrolou, enrolou e enrolou, e quando você mostrou pra ele que não ia facilitar as coisas... era tarde demais. Alan Horn
[da Warner] se aproveitou do amor quase fetichista de Bryan Singer pelo SUPERMAN de [Richard] Donner e de sua hesitação, e o roubou de você. Eu não sei o que é mais engraçado... expulsar Bryan das dependências da Fox usando seguranças, ou o fato de que você teve que chamá-lo de volta quase que imediatamente para que ele rodasse HOUSE [série da qual ele era produtor executivo] para o estúdio.

O que é realmente impressionante é como X-MEN foi algo que Rothman odiou desde o princípio, independente do que ele diga em público agora. Eu falei com pelo menos dez pessoas próximas da produção que me falaram das sujeiras que Rothman fez para tentar foder o primeiro filme. Lembra quando eles cortaram o orçamento e anteciparam a estréia do primeiro X-MEN? Você sabe por que? Rothman estava já tirando seu time de campo. Ele realmente antecipou que o filme iria estreiar e desaparecer sem deixar rastros, e ele estaria finalmente livre do que ele via como um obstáculo empresarial. Em vez, o filme deu certo, e no segundo filme, Bryan Singer e seus roteiristas e produtores reuniram forças suficientes para fazer com que a Fox desse o espaço que eles precisavam para fazer algo ainda melhor.

Essa ficou presa na garganta de Rothman e foi isso que levou à lentidão mórbida
[de desenvolvimento] depois de X-MEN 2. Eles deveriam ter fechado o contrato com Bryan na semana seguinte. E também com Dougherty, Harris, Tom DeSanto, Lauren Shuler-Donner, Ralph Winter, toda a equipe de produção, elenco e todos os que fizeram parte da alquimia criativa que fez os dois primeiros filmes funcionarem. Eu lembro um ano na BNAT quando Tom DeSanto falou sobre a maneira como eles estavam plantando as sementes da trama da Fênix Negra e vários outros desde as primeiras cenas de "X-MEN". Quem sabe? Talvez um dia a Marvel deixe DeSanto e Singer fazer uma graphic novel ou uma edição limitada para que possamos ao menos ter uma idéia de para onde os filmes originalmente iriam caminhar. Por agora, Rothman está com o controle da franquia e a distância dela com o material [HQ] parece que volta a aumentar.

Leia aqui o texto na versão original, em inglês.

Leia a primeira parte da tradução.

Bom, não resta dizer muito. É lamentável termos engravatados coordenando um cinema com tanto potencial como o Hollywoodiano. Existem executivos de cinema que produzem filmes comerciais, de gênero e de qualidade. Estes tem visão do mercado cinematográfico, são pessoas que apreciam o cinema como uma arte e acharam uma ótima maneira de ganhar (muito) dinheiro.

X-MEN e X-MEN 2 faturaram juntos cerca de 375 milhões de dólares, só nos EUA. E com sucesso de crítica. O que passa na cabeça desse homem pra querer estragar uma franquia como essa?


Algumas notícias a quem possa interessar...
Diretor e roteiristas de X2 vão escrever quadrinhos!
Ultimate X-Men de Bryan Singer em dezembro
Gibi dos X-Men de Bryan Singer já tem ilustrador