16 setembro 2005

Como executivos podem destruir o cinema comercial [Parte 1]

Em junho deste ano, o roteirista e ator Drew McWeeny, que contribui para o maior site de notícias de cinema dos EUA, o AintItCoolNews?, escreveu um artigo interessantíssimo sobre o caso X-MEN dentro da Fox. Falando sobre experiências pessoas, ele mostrou como o chefão da Fox, Tom Rothman, fez de tudo para dificultar a produção da franquia.

Abaixo, reproduzo a primeira metade do texto, traduzido.


por Moriarty (Drew McWeeny)
CARTA ABERTA A TOM ROTHMAN E ACIONISTAS DA FOX
PARTE 1 (ler parte 2)

Você quer saber quem será o principal vilão de X-MEN 3? Tom Rothman.

Uma das razões pela qual comecei a ler o AICN (AintItCoolNews?), muito antes de contribuir com alguma coisa, foi porque ele desmistificava o processo de produção. Regularmente, a culpa (ou o crédito) é assinalada pelos fãs para determinadas pessoas sem um motivo específico. É fácil apontar para um diretor, um roteirista, ou até para uma empresa como a Marvel, e assumir que eles foram responsáveis por alguma coisa. Mas eu já passei por esse processo de produção várias vezes e para diferentes estúdios (inclusive a Fox), e posso dizer que, não raro, as terríveis decisões podem vir de pessoas cujos nomes você nunca viu na tela do cinema.

Quando chamo Rothman de vilão, conheço o peso dessa palavra. Não consigo pensar em nada mais chocante do que o discurso que ele fez no Saturn Awards deste ano. Esta é uma premiação feita especificamente para prestigiar o cinema de gênero. Em uma sala lotada de cineastas da ficção-científica, da fantasia e do cinema de horror, Tom Rothman se levanta e não só critica todo mundo que escreve para esses gêneros, como tem a ousadia de se auto-intitular um nerd.

O senhor não é nerd. Um nerd não teria mutilado as franquias de ALIEN e PREDADOR, da maneira como você fez. Um nerd não teria valorizado datas de estréia e prazos fiscais, em detrimento de um bom material. (...) Esse é o cara que foi atrás de Roland Emmerich e Dean Devlin para realizar uma seqüência de Independence Day, depois que o filme fez 600 milhões de dólares, oferecendo a eles metade do cachê do primeiro filme. Esse é o cara que chantageou e coagiu Stephen Norrington a desistir do mercado de vez. Esse é o cara que quase convenceu Alex Proyas a parar de fazer cinema. Quantos cineastas de gênero, grandes cineastas, você viu retornando à Fox mais de uma vez para fazer seus filmes? E por que você acha que isso acontece?

(...)

Se você é um acionista da Fox, então esse é o momento de se preocupar. X-MEN é comprovadamente a única grande franquia que a Fox tem em andamento, atualmente. Quem sabe se QUARTETO FANTÁSTICO vai funcionar ou não? Talvez seja ótimo, talvez não. ALIEN VS PREDADOR marcou o fim de duas franquias ao mesmo tempo. STAR WARS nunca foi seu, pra começo de conversa. Estúdios dependem desse tipo de filme. Existe um motivo para chamá-los de "pilares"
[do original, inglês, "tentpoles", pólos da barraca]. É em torno deles que você constrói seu cronograma de estréias. Se você administrar da maneira certa, vai tudo sempre dando certo. Olhe a maneira como a Sony administrou O HOMEM-ARANHA até agora. Assim que lançam um, começam a desenvolver o próximo, dando ao pessoal tempo suficiente para acertar no roteiro. Eles não começam a filmar imediatamente, mas já estão fazendo testes de figurino e de efeitos especiais, e estão fundo no processo de roteirização, baseado na premissa que Sam Raimi e seu irmão criaram desde o ano passado.

Você sabe quando Rothman finalmente deu o sinal verde para começar o primeiro tratamento do roteiro de X-MEN 3? Fevereiro
[21 meses após a estréia de X-MEN 2]. Eu sou um procrastinador crônico e mesmo eu acho que isso é uma péssima administração do tempo.

Leia aqui o texto na versão original, em inglês.

Leia a segunda parte da tradução.